quinta-feira, 9 de junho de 2011

Final da Copa do Brasil


Quando pensei e decidir escrever aqui falando sobre a final da copa do Brasil, não tinha ideias de que palavras escrever, de como começar, o que falar, já que tantas emoções, lembranças, palavras passam nesse momento como um filme, uma retrospectiva que leva até a queda em 2008 e te traz de volta. Quando o grito de campeão ecoou começando pela TV e depois passando pelas casas vizinhas até chegar na minha, foi o momento que um vento te leva até 2000, 11 anos do último título, e te faz ver que aquilo está acontecendo novamente na sua frente. Hoje vai ser quase impossível deixar a discrição de lado e não mostrar todo o meu sentimento pelo Clube de Regatas Vasco da Gama, hoje será impossível não fazer uma retropectiva de tudo que em 11 anos nós vascaínos sofremos para hoje gritar sem medo, e sem se importar com o que vão pensar ou falar – É CAMPEÃO, O MELHOR DO BRASIL – é tempo de sair de casa com a sua blusa, carregar a Cruz de Malta no peito e dizer que o Gigante da Colina está ai e é melhor ser respeitado, que sua imensa torcida volta a ser feliz e que terão que aguentar isso e muito mais que virá, eu acredito!

Em uma noite, em um jogo típico vascaíno, cheio de emoções e etc, todos os corações cruz-maltinos estavam na mão dos seus respectivos donos, eu costumo dizer sempre no fim do jogo do Vasco que se não morri depois desse jogo, não morro mais, depois desse jogo tenho que repetir, – SE VOCÊ NÃO MORREU NESSE JOGO, NÃO MORRE MAIS! – o jogo mais emocionante do ano e porque não de todos os tempo, onde todos os vascaínos acabaram com as unhas, dedos, o que tivesse pela frente. E porque não? Os torcedores do Coritiba também! Vendo o time sempre a um passou – um gol – de gritar é campeão, viu na defesa vascaína uma muralha, o fim de seus sonhos. O jogo começou bem para o lado vascaíno, aos 11m, Alecsandro além de se consagrar artilheiro de campeonato, abriu o placar para o Vasco, fazendo ferver o caldeirão formado ela torcida vascaína e calando 90% do Couto Pereira, o gol começou com Diego Souza, passando pelo Eder Luis e terminando nos pés de Alecsandro. Mas nem tudo estava decidido e todos sabíamos que muito emoção ainda estava por vim, tanto que aos 29m, Bill empatou tudo, acordando ainda mais a torcida que momentos antes havia acordado e com a torcida cantando a todo instante o Coritiba virou aos 44m com Davi deixando vascaínos de todo o país preocupados – nesse momento é que passou o primeiro filme na minha cabeça, quem não se lembra da “virada do século” sobre o Palmeiras? No fim do primeiro tempo, o Vasco perdia por 3 x 0 para o Palmeiras e quanto todos os vascaínos acreditavam que tudo estava perdido e os Palmeirenses que tudo estava ganho, o Vasco entrou no segundo tempo virando o jogo em 3 x 4 e se consagrando campeão da Mercosul – mas acreditando que tudo poderia ser diferente no segundo tempo.  Logo aos 12m, da intermediária Eder Luiz chutou fraco e contou com o frango do goleiro, deixando tudo empatado mais uma vez no Couto Pereira e deixando a torcida vascaína respirar um pouco mais aliviada, mas aos 20m Willian marcou um lindo gol deixando o Coritiba novamente a um gol do título e durante 30m os vascaínos sofreram, se acabaram, torcedores de outros times que torcem contra secaram, mas enquanto o Cortiba atacava, o Vasco se defendia super bem, o Vasco começou a se assustar e perder muita bola e o Coritiba começou a avançar e por muito pouco, por várias vezes, quase marcar o gol que daria o título a eles, mas mesmo assim, aos 49m e meio (sim, eu prestei atenção até no MEIO!) o juiz pediu a bola e apontou o centro do campo fazendo todos os vascaínos soltarem o grito que estava na garganta a muito tempo e aos outros? Restou apenas o silêncio ou então, dizer apenas parabéns!

Nesse momento quem não deu uma passada na série B? Quem não lembrou de todas aquelas frases ditas por flamenguistas, músicas cantadas zoando o Vasco (arê, arê, o Vasco vai jogar na série B)? Quem não retornou no mês de janeiro e viu todos aqueles comentários que o Vasco era um dos grandes candidatos a cair para a série B do Carioca? E quem em momentos antes de assistir ao jogo ouviu que o Vasco seria vice de novo, que nós vascaínos acordaríamos tristes com a derrota e por mais um vice? Quem não fez uma aposta em vestir a blusa do adversário se o Vasco não ganhasse essa Copa do Brasil? Eu pelo menos fiz, vivi, senti tudo isso e hoje? Temos o melhor time do Brasil, temos uma vaga na libertadores, e alguém se lembra que no twitter ano passado muitos vascaínos acreditavam nessa vaga e muitos riam e hoje falamos em ganhar o mundial em 2012 e muitos ainda riem, e você ainda tem dúvida que a fé é capaz de mover alguma coisa? Que os pensamentos positivos podem afetar muito em alguns resultados? Se fosse você não ria e sim respeitava muito mais essa torcida Gigante assim como nosso time que mais uma vez fez sua torcida ser bem feliz com título inédito e tão esperado e agora tão comemorado!

O time do Coritiba foi bravo, valente e lutou até o último instante por mais um gol, mas a noite e o campeonato era do Vasco! Me decepcionei com o Eduardo Costa, dois dos três gols do Coritiba começaram com o E. Costa perdendo a bola, talvez esse jogo poderia ser um pouco diferente sem esses erros, mas se não fosse tão emocionante não entraria pra história assim como vai entrar. Mais uma vez Eder Luiz mostrou toda a sua qualidade e fez mais um bela partida.

CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA, CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL 2011, SAUDAÇÕES VASCAÍNAS!



Texto by.: @Gabriellafdv Fotos: VASCO.COM.BR

0 comentários:

Postar um comentário