sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Flamengo x Vasco - 19ª rodada do Brasileirão



E domingo é dia do clássico dos milhões, nome dado um dos maiores, ou porque não, o maior clássico do Brasil: Vasco x Flamengo. Os maiores clubes cariocas vão se enfrentar pela 19ª rodada do brasileiro, a última do primeiro turno e dependendo dos resultados dos jogos da rodada, pode estar valendo a liderança!
Mas muita coisa rola nesse clássico, não é apenas a liderança, na visão do torcedor é muito mais do que três pontos em jogo. Esse clássico começou bem antes do futebol, tudo começou no remo em 1910, até que em 1920 o Clube de Regatas Vasco da Gama chegou à elite do futebol e a rivalidade das águas passou para o campo onde a rivalidade passou a ser muito maior e se estende em tudo, basquete, natação, vôlei, judô, etc.
Mas o nosso foco é futebol e eu assumo que estava com saudades desses post’s mais descontraídos onde eu falo de clássicos (para quem não acompanha o blog, fazia isso no carioca e quando o carioca voltar, voltarei a comentar antes e depois dos jogos). Não é nenhuma final, mas para os torcedores é como se fosse, nessas horas o que mais vem à cabeça de muitos é a palavra VICE, o que muita gente faz infelizmente é o mau uso da mesma. O que mais se ouve por aí é: o Vasco é o vice do Flamengo, eterno vice, etc. O que na verdade é que em 41 finais (já contando com a última pelo carioca deste ano) protagonizadas por Vasco e Flamengo, 20 foram ganhas pelo Flamengo e 21 pelo Vasco, ou seja, em finais temos 21 derrotas para o Flamengo contra 20 derrotas do Vasco da Gama. Vascaínos, podem se orgulhar, após esse post pode sair calando a boca de todos os rubro-negros que passarem em seu caminho!
Já os Flameguistas podem alegar-se pois foram mais vitoriosos do que os Vascaínos em questões de jogos, em gerais, em 258 jogos entre os dois, 100 vitórias foram dos rubro-negros contra 85 dos cruzmaltinos. Outra informação que é legal de se falar é que a maior goleada da história foi o placar de 7 x 0 para o Vasco pelo campeonato Carioca de 1931 e na última década o Vasco foi o único que goleou, duas goleadas em 2001 com o placar de 5 x 1, mas o jogo que mais marcou foi o de Abril pelo campeonato carioca, antes do jogo foram distribuídos para a torcida vários ovos de páscoa e a goleada foi um verdadeiro chocolate, em domingo de páscoa onde vascaínos iam aos estádios e ganhavam chocolates, nada melhor que sair de lá com essa vitória (e que vitória!) de virada.
E é com toda essa rivalidade que torcedores rubro-negros e cruzmaltinos de todo o Brasil passaram essa semana e agora poderão assistir no domingo de suas casas ou até mesmo do próprio Engenhão esse clássico que promete muito mais do que um simples jogo da rodada, muito mais que três pontos e muito mais do que qualquer liderança, um jogo com grandes emoções!



Por: Gabriella Ferreira (@Gabriellafdv)

0 comentários:

Postar um comentário